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Há inúmeros desafios para o gestor de supermercado, dentre eles: analisar e monitorar compras, organização de estoque, controle financeiro e, acima de tudo, cuidar das estratégias de vendas.

Aumentar as vendas é o objetivo de todo estabelecimento varejista, porém, é necessário que haja coerência e estratégias eficientes para promover o crescimento progressivo do negócio.

Sendo assim, separamos 5 estratégias de vendas que funcionam para atrair mais consumidores e aumentar o rendimento do supermercado. Acompanhe a leitura!

Melhores estratégias de vendas para implementar em supermercados

1 – Perfil estratégico de consumidor no varejo

Nos últimos anos houve uma mudança significativa no comportamento do consumidor, principalmente no setor varejista. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), cerca de 54% dos entrevistados pesquisam e comparam preços antes de comprar.

Entender o perfil do consumidor do seu estabelecimento e saber como ele se comporta e quais são suas motivações é uma estratégia que funciona para fidelizar clientes e aumentar as vendas. Esse cuidado é percebido pelo cliente como um bom atendimento e consequentemente a satisfação é garantida.

Para compreender o perfil ideal de cliente do seu estabelecimento analise os dados demográficos, potencial de renda, gênero predominante, dados demográficos, faixa de idade e estilo de vida.

Com todas essas informações em mãos, é possível fazer uma mudança na precificação dos produtos em gôndolas, além de outras atualizações válidas. Contudo, a cada nova distribuição e precificação de produtos, faça uma análise dos resultados para verificar se os efeitos foram realmente positivos.

2 – Reorganize as gôndolas do supermercado

Sabia que o layout do supermercado conta muito para que o cliente efetive realmente as compras? Há estratégias altamente eficazes que utilizam apenas a disposição dos produtos em gôndolas para atrair mais consumidores.

A partir de uma análise cuidadosa, é possível determinar quais corredores não recebem devida atenção. Da mesma forma, vale a pena organizar os corredores por ordem de necessidade e assim otimizar a rotina dos consumidores.

3 – Esteja presente nas redes sociais

O consumidor moderno está grande parte do seu dia conectado nas redes sociais. Então, nada melhor do que aliar essa nova estratégia de vendas para promover ofertas exclusivas, descontos imperdíveis e notificar sobre novos mix de produtos.

Isso demonstra que o supermercado está atento às inovações e tendências da atualidade, garantindo maior potencial competitivo e aumentando o valor da marca. Consequentemente, irá garantir o engajamento com os clientes, além da possibilidade de atração de novos clientes todos os dias.

4 – Priorize a variedade do mix de produtos

Não adianta nada investir em todas essas estratégias de vendas se o supermercado não investe em variedade. Hoje, ganha muitos pontos com o consumidor aquele estabelecimento que oferece tudo o que ele precisa no momento exato. Isso porque, o tempo disponível do cliente é curto e para otimizar sua rotina ele sempre irá preferir o supermercado que atenda a todas suas necessidades.

5 – Inovação e tecnologia

Para que o gestor tenha maior poder nas tomadas de decisões e consiga reestruturar as demandas e distribuir recursos necessários para cada nova atividade, é imprescindível que o estabelecimento inove em tecnologia.

A tecnologia está presente nos maiores estabelecimentos varejistas do mercado e, atualmente, aquele que possui um ERP especializado em supermercados consegue ter maiores taxas de vendas e controle interno.

Isso reflete diretamente na satisfação do cliente. Todo cliente percebe a organização dos processos dentro da loja, a disposição controlada de gôndolas, o atendimento eficaz dos funcionários e agilidade.

Por outro lado, se o supermercado apresentar ruptura de estoque, demora no atendimento e não resolver os problemas dos consumidores, provavelmente perderá clientes para a concorrência. Esses fatores são importantes e irão colaborar com o desenvolvimento do negócio.Ainda não conhece o Sistema S da Telecon? É um sistema de gestão completo e totalmente direcionado para as necessidades dos supermercados. Descomplique os processos da sua loja e comece hoje mesmo a implementar essas estratégias para aumentar as vendas. Nós podemos te ajudar!