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A gestão financeira do supermercado é o carro chefe para obter um crescimento constante com forte potencial para novos investimentos. Isso significa que é a partir de uma gestão eficiente que o negócio se destaca no mercado com relevância competitiva.

São inúmeros os desafios atrelados à gestão financeira. Dentre eles podemos citar: a falta de capital, quebra e perda de estoque, aumento de custos, má gestão de recursos e de mão de obra, além da falta de direcionamento para potenciais investimentos.

Tudo isso pode ser facilmente evitado a partir do momento em que o gestor decide organizar todos os processos do supermercado . Mas como começar a colocar tudo em prática? Será que é possível alavancar resultados, reduzir custos e levantar capital para investimentos apenas organizando processos?

É justamente isso que veremos logo a seguir. Continue a leitura!

5 dicas para organizar a gestão financeira do supermercado

1 – Planejamento financeiro

Quando falamos em disciplina, não podemos deixar de falar em planejamento. Afinal, é a partir dele que teremos um norte para colocar tudo em prática. O planejamento financeiro consiste em elaborar um documento que comporte as seguintes informações:

·   Objetivos da empresa;

·   Realidade/histórico financeiro;

·   Teto de gastos;

·   Análise periódica/diária das despesas e receitas;

·   Metas de faturamento;

·   Metas de lucratividade;

·   Metas de investimento;

·   Distribuição de recursos;

·   Custos operacionais;

·   Indicadores de performance;

·   Capital de giro.

Portanto, é um documento fundamental e primeiro passo para começar a organizar tudo. Vale a pena ressaltar que essas informações precisam ser constantemente monitoradas e atualizadas, de acordo com a necessidade para que traga mais resultados.

2 – Fluxo de caixa

Um dos maiores desafios de um supermercado é desenvolver ações de controle absoluto do fluxo de caixa. Aliás, muitos estabelecimentos ignoram a eficiência dessa ferramenta de gestão.

Recomenda-se que o fluxo de caixa seja monitorado todos os dias para melhores resultados. 

3 – Identifique as fontes de custos e lucros

Essa é outra estratégia de gestão financeira que funciona muito bem para auxiliar na redução de custos. A partir do momento em que o gestor tem em mãos as fontes de custos, fica mais fácil identificar gaps de processos ou oportunidades de remanejamento de mão de obra para otimizar tempo e evitar custos com retrabalho.

Portanto, elabore um documento que conste os centros de custos e os de lucros. Esse documento deve listar todos os setores que geram despesas e custos, além daqueles que trazem ganhos específicos. Esse controle pode ser feito por filial, departamento ou até mesmo por projeto.

4 – Capital de giro

Como pudemos ver, é a etapa de planejamento financeiro que irá definir qual será o capital de giro do supermercado. Em seguida, falaremos mais sobre a importância desse recurso.

O capital de giro é basicamente o recurso que manterá o negócio funcionando. Isso inclui o dinheiro para quitar fornecedores, pagamento de colaboradores, investimentos etc. As finanças do supermercado alcançam equilíbrio quando há um controle eficiente do capital de giro.

5 – Considere um sistema de gestão completo

Não apenas um sistema de gestão, mas um ERP que seja completamente direcionado para a área de supermercados. Dessa forma, todas as informações que você precisa estarão agrupadas em uma única plataforma. Além disso, um sistema de gestão para supermercados traz uma visão abrangente sobre oportunidades de redução de custos, gestão de processos, otimização de mão de obra, controle de estoque, fluxo de caixa e controle de faturamento.

Maximize o crescimento do seu negócio a partir dessas dicas de organização de gestão financeira. Compartilhe!