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Saber administrar toda a gestão de supermercado é um dos princípios fundamentais que garante o sucesso absoluto do negócio.

É no setor de gestão que pontos cruciais devem ser definidos como planejamento, metas, objetivos, orçamento, mão-de obra, recursos, estoque e tecnologias. Ao manter uma gestão de supermercado em dia, muitos desafios são eliminados.

Além disso, abre espaço para investimentos em grandes oportunidades de evolução para o negócio, a partir de uma redução de custos significativa. Mas, como identificar gargalos que impedem que sua empresa cresça? Como definir processos eficientes? É justamente sobre isso que iremos falar a seguir. Confira!

6 passos para uma gestão de supermercado eficaz

1 – Estoque e finanças

O sucesso de um estoque bem abastecido depende exclusivamente do controle das finanças. O setor financeiro é um dos principais responsáveis pelo sucesso ou estagnação do negócio.

Justamente por isso que para obter uma gestão de supermercado eficaz, primeiramente, deve-se alinhar o fluxo de caixa com ferramentas de monitoramento e o andamento do estoque. No entanto, vale ressaltar, que tudo isso pode ser otimizado e automatizado, por meio de um sistema de gestão empresarial específico para supermercados.

2 – Definição de processos

Para manter a organização, facilitar o monitoramento, reduzir custos com mão de obra e recursos, processos claros e objetivos precisam ser definidos. Isso não significa complexidade, pelo contrário.

A partir do momento em que a criação de processos entra em pauta, tudo é simplificado. Desde a compra de materiais até a reposição de estoque. No entanto, vale a pena reunir toda a equipe para decidir essa etapa, tendo em vista que o dia a dia real da empresa é que mostrará gaps e necessidades nos processos.

O ideal é automatizar o máximo de atividades diárias. Dessa forma, sobra muito mais tempo e mão de obra para organizar outros setores que necessitam de maior atenção.

3 – Estratégias

O setor de gestão também é responsável pela criação de estratégias de vendas. Tudo o que gira em torno do estoque, logística, financeiro e vendas, depende de técnicas estratégicas que vão de encontro aos objetivos do negócio.

Aliás, essa atividade pode obter melhor desempenho caso o gestor tenha como aliado soluções tecnológicas de gestão. Os processos serão otimizados para facilitar a rotina diária e identificar potenciais estratégias para implementação.

4 – Indicadores de performance

Os indicadores de performance mostram a eficácia dos processos, métodos de trabalho e investimentos no atingimento das metas propostas.  É a partir deles que se torna possível monitorar a evolução e se há gargalos para reparar.

Por isso, defina indicadores realistas que identificam o andamento de cada setor do supermercado. Por exemplo: taxa de perdas de estoque, taxa de rotatividade de funcionários, taxa de retenção de clientes, número de vendas etc.

5 – Monitoramento e avaliação

De nada adianta estabelecer metas, definir processos e indicadores de performance, se não haverá monitoramento. Para que tudo isso funcione e traga resultados satisfatórios, outro processo deve ser criado: o de monitoramento e avaliação.

Isso pode ser feito trimestralmente apenas para identificar irregularidades ou oportunidades de novos ajustes. Essas análises irão permitir maior controle sobre seu negócio. Aliás, é fundamental para identificar qual mix de produtos está saindo mais, como está a taxa de fidelidade dos seus clientes, eficiência de pontos de vendas e muito mais.

6 – Tecnologia

As inovações tecnológicas estão cada vez mais direcionadas a públicos distintos. Um bom exemplo é o sistema de gestão criado especialmente para o ramo supermercadista, que apresenta vários desafios.

Dia após dia, a concorrência nesse setor é acirrada. Justamente por isso que é fundamental investir na tecnologia, automação e inovação. Um dos maiores benefícios desse tipo de sistema é a redução de custos, uma vez que é capaz de automatizar diversas atividades que exigem tempo e dinheiro. A mobilidade também é um diferencial, já que o gestor pode acessar qualquer informação a partir de vários dispositivos móveis.

O ERP para supermercado, permite integrar todas as informações em uma única plataforma, o que traz maior agilidade nas tomadas de decisões.

Como você pôde perceber, uma gestão de supermercado eficaz é aquela que proporciona esforços às diversas áreas que constroem a empresa. Sendo assim, é preciso estabelecer processos bem definidos, monitoramento e avaliações contínuas para manter tudo em pleno funcionamento.

Porém, para obter controle de todas as áreas, o segredo é a integração de informações. A partir de um software de gestão de supermercado eficiente, você consegue criar, agilizar e potencializar processos. Além disso, é possível criar relatórios completos que denominam fluxos de atividades, metas e objetivos que poderão ser utilizados em posteriores tomadas de decisões.Conheça o Sistema S, um ERP completo para supermercados, desenvolvido pela Telecon Sistemas. Entre agora mesmo em contato conosco e saiba como podemos te ajudar!