Dicas para organizar a gestão financeira de seu supermercado
29 de junho de 2019
O poder do Sistema S: Pack virtual
2 de julho de 2019

Diante do cenário tecnológico em que nos encontramos, qualquer ferramenta que ofereça ao estabelecimento mais praticidade, organização, economia e produtividade é bem-vinda. Quando falamos em varejo supermercadista, contar com um sistema para supermercado é a melhor estratégia de crescimento e sucesso. O sistema de gestão sempre foi um importante aliado das médias e grandes empresas, pois é responsável por controlar, monitorar e melhorar processos de acordo com os objetivos do negócio.

Hoje em dia, pensar em processos manuais pode ser relacionado com aumento de custos, gargalos de processos, perda de estoque, insatisfação dos clientes e redução de vendas. Separamos a seguir algumas vantagens que um sistema específico para supermercados pode trazer para o seu negócio. Confira!

4 vantagens de escolher um sistema especializado para supermercados

1- Cálculo correto das margens e preços de venda

Com um sistema especializado em supermercado, há formas de simular o preço de venda considerando o custo fixo da loja (energia, impostos, créditos resumidos da ST, internet, folha de pagamento, perdas) sobre o valor do item, dando a real lucratividade em centavos. Também demonstramos a vantagem ou desvantagem de aquisição de fornecedores do simples nacional, assim gerindo melhor os encargos sobre os produtos. Afinal, a receita do mercado é oriunda dos PDV`S e é nesse momento crucial onde não podemos pecar. Com uso de um sistema para supermercado se diminui a zero a ruptura de preços, evitando prejuízos não mapeados e com total controle sobre ganhos ou ações futuras de precificação. 

2 – Controle financeiro

Sabemos que a gestão financeira é o coração do negócio. Você sabe dizer se as despesas aumentaram nos últimos 3 meses? Ou se houve retorno dos últimos investimentos realizados?

Se você não sabe responder a essas questões, precisa urgente de um sistema que conte com módulo específico para controle financeiro. Um sistema de gestão para supermercado traz uma interface simples e prática para gerenciar e controlar as finanças do negócio.

Diante disso, o gestor tem maior poder de decisão para novos investimentos e melhorias do negócio. Aliás, a partir de um controle organizado pode até haver redução de custos em certas áreas.

3 Excelência na gestão de impostos

Nada melhor que acompanhar seus impostos e poder se planejar em compras

e vendas. Com um sistema especializado em supermercados é possível apurar em real-time os impostos (ICMS, Pis, Cofins, FCP) dando controle total sobre tais encargos. Possibilitando ao cliente potencializar suas compras para aproveitar uma negociação de bom preço e agregar a uma redução de impostos pelo crédito naquele exercício.

4 – Controle de estoque

Uma das áreas que merece total atenção dentro do supermercado é o estoque. Sem um controle eficiente, o estabelecimento pode sofrer perdas e rupturas de estoque, o que irá impactar negativamente na taxa de rentabilidade e na fidelização de clientes.

Por isso, é fundamental contar com um sistema de automação de processos para unificar e integrar informações. Um estoque bem organizado oferece produtividade, redução de custos com mão de obra e aumento de vendas.

Como escolher o melhor sistema para supermercado

Vale ressaltar que cada supermercado possui necessidades distintas. Portanto, inicialmente, vale a pena realizar uma análise aprofundada sobre as reais necessidades da loja. Diante disso, faça uma lista com prioridades que o sistema escolhido precisa atender.

Feito isso, procure um sistema de gestão que atenda essa lista de requisitos, avalie o fornecedor, conheça a história, o modelo de atendimento ao cliente e, por fim, conheça cases de sucesso dos clientes que já implantaram o sistema.

A Telecon Sistemas atua especificamente na gestão de supermercados para oferecer às evolução no desempenho dos resultados, melhores práticas e agilidade nos processos.

O Sistema S foi desenvolvido com base na metodologia de fluxo de processos. Isso quer dizer que cada usuário do ERP sabe exatamente sua participação dentro do setor em que é responsável e quais os processos desde os básicos, até os de excelência fazem parte de sua rotina. Todo o processo de implantação é acompanhado do início ao fim por uma equipe especializada de técnicos e consultores, e planejado cuidadosamente a fim de garantir a transição de um sistema para o outro sem impactos negativos.
Conheça agora mesmo o Sistema S e saiba como podemos ajudar o seu negócio a evoluir!