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5 Estratégias de vendas eficientes para supermercados
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Diante de um mercado cada vez mais competitivo, os gestores de supermercados precisam ter mais atenção à exposição de gôndolas e criar estratégias eficientes para atrair mais consumidores, tendo em vista que influencia muito no poder de compra.

A posição dos produtos ou do mix de produtos nas gôndolas deve ser pensada de forma estratégica. Essa ação pode até ser replicada em pontos de venda, onde as compras são, de fato, efetivadas.

Sendo assim, oferecer preços justo, um mix de produtos variados e boas condições de pagamentos não são suficientes. É imprescindível que o ambiente de compras seja realmente atrativo e que ofereça os produtos certos, na hora exata para o cliente.

Se você quer aumentar o potencial de vendas do seu supermercado, apenas utilizando estratégias de exposição de mercadorias em gôndolas, acompanhe a leitura!

5 formas estratégicas de organizar as gôndolas do supermercado

1 – Defina os produtos que precisam de maior visibilidade

Os produtos de maior visibilidade ou que precisam ter uma saída rápida do estoque devem estar situados na altura dos olhos do consumidor. Esse é o nível que resulta maior retorno de investimento e ajuda no equilíbrio do estoque.

Portanto, organize na altura dos olhos, os produtos que são considerados os mais rentáveis para o estabelecimento. Nesse caso, pode incluir também aqueles produtos que geram impulso de compra.

2 – Aproveite as extremidades das gôndolas

Um dos melhores locais para anunciar novos produtos ou promoções imperdíveis é a ponta das gôndolas, justamente porque há maior fluxo de movimento. Portanto, aproveite esses espaços para organizar produtos mais importantes e maximizar sua exposição.

3 – Utilize acessórios para chamar atenção do consumidor

Dentro do mercado varejista existem diversos acessórios que atraem a curiosidade do consumidor como clip stripers, stoppers, wobblers, totens, cartazes, luminosos etc.

É uma excelente estratégia que garante exposição dos produtos mesmo que o consumidor esteja a uma distância considerável.

4 – Datas sazonais

É interessante que o supermercado apresente uma área fixa para exibir produtos sazonais como páscoa, natal, dia dos namorados ou festa junina. Dessa forma, os clientes já saberão onde procurar os produtos.

Além disso, aproveite para organizar as gôndolas de forma estratégica, inserindo produtos ou mix de produtos relacionados a data comemorativa em questão.

5 – Mantenha a gestão do supermercado em plena organização

De nada adianta utilizar todas essas estratégias se não há um gerenciamento eficiente como, por exemplo, do estoque. Nesse caso, o estabelecimento correrá o risco de apresentar rupturas de estoque, que são produtos faltantes nas gôndolas.

Isso prejudica muito a reputação do supermercado, visto que o cliente terá que se deslocar até outro estabelecimento concorrente para suprir sua necessidade.

A partir de um sistema completo de gestão específica para supermercados, o gestor terá total controle sobre a compra de produtos, gestão de estoque, gestão de perecíveis e gestão de pessoas.

Aumente sua rentabilidade, reduza custos, gerencie todos os processos, integre informações, controle o financeiro e elimine retrabalhos com o Sistema S, desenvolvido pela Telecon Sistemas.

Como você pôde perceber, organizar as gôndolas do supermercado faz toda a diferença na forma de comprar, sendo capaz, inclusive, de aumentar a fidelização de clientes. Gostou dessas dicas? Então é hora de aplicar tudo isso no seu negócio atual!