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As festas de ano novo mudam completamente a rotina das pessoas e dos estabelecimentos comerciais. No supermercado, é comum identificar um aumento na procura por espumantes e algumas carnes, por exemplo. 

Além do tipo de produto procurado pelo consumidor ser diferente, é comum que os horários de funcionamento sejam alterados. Afinal, dia 1 de janeiro é feriado e, muitas vezes, os supermercados não funcionam. Seja qual for a sua escolha, é preciso se preparar para atender ao cliente da melhor forma. Veja dicas de como fazer isso e aumentar as vendas! 

Defina e informe o horário de funcionamento nas festas de ano novo

A primeira coisa a ser feita é fazer o possível para ampliar o horário de atendimento. Afinal, sempre há um cliente ou outro que deixa para comprar o que precisa horas antes das festas de ano novo. 

Assim, se o seu supermercado costuma fechar às 19 horas, pode ser interessante, nos dias 24 e 31 de dezembro, aumentar o horário de expediente para até 21 ou 22 horas. Isso facilitará a rotina do cliente e atenderá até aos mais atrasados. 

Além de determinar o horário, avise isso com antecedência. Faça cartazes informativos para que os clientes saibam que poderão contar com o seu estabelecimento comercial por mais horas, nesse período. Caso vá fechar no dia 1 de janeiro, também alerte, para que o consumidor possa adiantar as suas compras. 

Aumente o número de caixas abertos

Filas enormes podem espantar os clientes e prejudicar as vendas. Por isso, como você sabe que o movimento no supermercado tende a aumentar durante as festas de final de ano, garanta que todos os caixas estarão abertos. 

Para isso, faça uma escala com os funcionários, de forma que eles realizem horas extras para garantir o melhor atendimento. Isso é essencial para atrair consumidores e aumentar as vendas. 

Mude o local dos produtos

Se você olhar o histórico de vendas dos anos anteriores, vai identificar que há um crescimento de procura por determinados produtos nessa época do ano. Aproveite essa busca e ajude o consumidor a encontrar esses itens com facilidade. 

Há algumas formas de fazer isso. Uma delas é colocar mercadorias como passas, espumantes, entre outras, próximo às filas do caixa. Isso estimula a pessoa a levar o item e aumenta as vendas. 

Outra possibilidade é deixar um espaço especial com as mercadorias para as festas de ano novo ou natal. Tenha uma gôndola separada, que reúna diversos itens procurados para as confraternizações. Sinalize o local com cartazes, enfeites natalinos, entre outros. Isso ajudará o consumidor a procurar o que busca e até a identificar novos produtos, que possam ser interessantes para a sua festa de final de ano. 

Faça kits de ano novo

Muitas vezes, as pessoas vão para a casa de um parente ou amigo para a virada de ano. Quando isso acontece, é comum que elas levem algo, para que todos degustem durante a ceia. Ajude o cliente nessa tarefa.

Faça kits exclusivos do supermercado e coloque para a venda. Você pode, por exemplo, reunir um panetone, um espumante e algumas frutas secas, em uma embalagem simples e transparente, e colocar um laço de presente. Isso atrai o consumidor, que encontra tudo o que precisa em um só item. 

Assim, uma pessoa que só levaria o espumante, acaba comprando um kit, pela praticidade, e aumentando o valor gasto no supermercado. Sem contar que pode ser uma opção de presente, o que torna esse tipo de ação ainda mais atrativa. Gostou das dicas? Para que tudo corra bem, é preciso fazer a projeção de vendas da melhor forma. Veja dicas!