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A diferença para o sucesso do seu supermercado pode estar na projeção de vendas. Quando bem feita, essa projeção ajuda você a melhorar suas estratégias de vendas e até mesmo tomar decisões mais eficientes, levando em consideração um cenário real.

Apesar de tão importante, a verdade é que poucos supermercadistas sabem, de fato, como realizar uma projeção de vendas eficiente. Pior: alguns deles até mesmo não possuem esse tipo de projeção e programam o funcionamento do seu negócio “no escuro”, sem ter noção do quanto terá de lucro nos próximos meses. 

Quer descobrir como fazer uma projeção de vendas eficiente e alcançar o sucesso através de previsões certeiras? Confira nesse post os passos fundamentais para esse tipo de projeção e comece já a do seu negócio! 

Afinal, qual o segredo de como fazer uma projeção de vendas de sucesso? 

Se você ainda não entendeu muito bem o que é uma projeção de vendas, vai ver que o conceito é muito simples. Ela nada mais é do que uma previsão, ou estimativa, de quanto o estabelecimento conseguirá vender nos meses seguintes. 

Ainda que seja uma estimativa, vale lembrar que essa previsão é baseada em fatos reais. Algumas pessoas acham que a projeção de vendas é uma espécie de adivinhação, mas elas estão longe de estar certas e, provavelmente, fazem projeções cheias de erros e ineficientes. 

Abaixo, confira alguns dos pontos fundamentais de como fazer uma projeção de vendas de sucesso! 

1. Faça uma análise usando dados dos meses anteriores 

Toda boa previsão é, na verdade, uma análise. E fato é que não existe nenhuma análise que seja baseada em ficção ou expectativa, certo? Não adianta apenas querer vender o máximo possível nos próximos meses; o processo de vendas depende de vários fatores, e é provável que sua lucratividade nos meses seguintes seja muito parecida com os meses anteriores. 

Por isso, o melhor tipo de projeção de vendas para supermercado leva em consideração dados dos meses passados. Quanto vendeu? Houve alguma ação de marketing que aumentou o número de vendas? Ter tudo isso documentado e de fácil acesso para a análise é fundamental.

2. Preveja variações do mercado de acordo com a época do ano 

Algumas épocas do ano são bem mais lucrativas que outras, principalmente quando falamos de feriados relevantes ou festas como o Natal, por exemplo. E uma boa projeção de vendas para supermercado usa esses dados na análise. 

Nesses casos, na hora de fazer a projeção para os próximos meses, verifique se há datas comemorativas ou qualquer outro feriado que possa ser aproveitado para gerar mais vendas. Aproveite esse momento para, também, traçar estratégias de vendas para potencializar ainda mais os lucros da época. 

Para fazer uma boa projeção, você pode usar dados da mesma época de anos anteriores, e visualizar novas ações de marketing ou erros que foram cometidos e podem ser evitados. 

3. Leve em consideração seu plano de ação 

Se a sua equipe costuma fazer um plano de ação para os próximos 3 ou 6 meses, não deixe de levar isso em consideração na hora de fazer a projeção de vendas. Se grandes campanhas de marketing e promoções estão incluídas, por exemplo, contabilize isso na hora de montar a sua previsão. 

Melhor ainda se você tiver dados relacionados à promoções realizadas anteriormente. Quanto seu estabelecimento vende durante esses períodos? Estude todo o cenário. 

4. Proponha uma rotina para acompanhar resultados 

Uma boa previsão de vendas também é consequência direta de uma rotina de acompanhamento de resultados. Ter uma rotina desse tipo não facilita apenas o momento de fazer a projeção, mas também garante que você identifique as ações que estão funcionando e aquelas que deram prejuízo. 

Além disso, esse processo permite que o supermercado aproveite o melhor de todas as oportunidades e visualize erros simples, que podem ser evitados nos próximos meses. 

5. Use o melhor de ferramentas para prever vendas 

Acompanhar dados e resultados é um dos princípios de uma boa projeção de vendas, e isso ficou bem claro, não foi? Mas pode ser que todo esse processo seja um pouco difícil para supermercados que ainda não investiram em um bom sistema de gestão e em todas as ferramentas que um software desse pode conceder. 

A verdade é que o que seu negócio precisa agora é de o máximo de possibilidades de acompanhar exatamente tudo o que está acontecendo na gestão financeira e setor de vendas. Com o sistema da Telecon, por exemplo, você consegue identificar quais produtos estão sendo mais vendidos e até mesmo conseguir ideias de como otimizar a sua gestão de estoque. 

Usar dessas ferramentas também pode ser uma maneira de melhorar ainda mais a sua projeção de vendas para supermercado, levando em consideração melhorias que podem ser realizadas para evitar custos com perdas de mercadoria e outras ações para tornar a gestão mais efetiva. 

O que achou dessas dicas de como fazer projeção de vendas de sucesso? Se você gostou e está pronto para transformar o sucesso do seu supermercado, aproveite para conferir outros conteúdos do blog e aprender ainda mais sobre gestão!