5 passos para melhorar a gestão de estoque do supermercado
28 de agosto de 2019
Descubra como montar um mix de produtos ideal para o supermercado
16 de setembro de 2019

O consumidor vai ao supermercado em busca de um produto específico e, muitas vezes, da marca de sua preferência. Cabe ao estabelecimento oferecer exatamente o que ele procura, sempre que ele precisar. Para isso, é preciso que o estoque do supermercado seja controlado e organizado, de forma que o abastecimento das prateleiras nunca falhe.  

Além da variedade de produtos, é necessário garantir que a diversidade de marcas e até de tamanho de embalagens seja oferecida ao cliente. Claro que além desses cuidados, cabe ao estabelecimento assegurar que o alimento ou outro produto esteja em perfeitas condições de consumo, dentro do prazo de validade e com a embalagem original intacta. 

O trabalho da gestão de estoque de supermercado é grande e a boa condução dela é fundamental para manter o funcionamento do comércio. O que acha de adotar práticas para torná-la ainda mais eficiente? Confira dicas e garanta o sucesso do seu negócio! 

Registre todas as entradas e saídas do estoque do supermercado

A primeira coisa que é necessária para otimizar o estoque do supermercado é ter um bom controle do que entra e do que sai dele. É preciso registrar o que foi entregue pelo fornecedor com todos os detalhes como:

  • Identificação do produto;
  • Marca;
  • Unidades;
  • Tipo de embalagem;
  • Quantidade de caixas; 
  • Lote;
  • Data de validade, entre outros. 

Depois, sempre que determinado produto for retirado para ser disponibilizado nas prateleiras, é preciso dar baixa nele. Com esses dados, você poderá ter uma visão real dos itens mais vendidos, da marca mais procurada e da época do mês no qual determinada mercadoria vende mais ou menos.

Além disso, saberá quando o estoque de certo item está abaixo do ideal e poderá fazer o pedido para o fornecedor. Com isso, evitará que um cliente chegue para comprar algo, não encontre e decida começar a fazer a compra no concorrente. 

Para facilitar todo esse processo, o uso de um software de gestão é indicado. Com ele, você terá uma visão em tempo real de tudo o que acontece no estoque e poderá tomar as medidas cabíveis para corrigir qualquer problema. 

Armazene os produtos na ordem correta

Um erro frequente e que traz grandes prejuízos financeiros é quanto à ordem de armazenagem dos alimentos vendidos pelo supermercado. É muito comum que um grupo de colaboradores, que não é treinado, receba a entrega do fornecedor e coloque os produtos que acabaram de chegar sobre ou em frente às mercadorias que já estavam estocadas.

Como os recém-entregues ficam mais fáceis de serem retirados do estoque, eles tornam-se os primeiros a serem colocados para a venda nas prateleiras, enquanto os produtos da entrega anterior seguem estocados. Quando esse procedimento passa a ser feito na rotina do estabelecimento, há grande chance de os produtos que estão no final da fila acabarem vencendo antes mesmo de serem colocados à disposição do consumidor.

Uma vez vencido, é preciso descartá-los, ou seja, você além de perder o lucro, teve prejuízo por ter que jogar fora parte do estoque devido a um erro de armazenagem. 

Corrigir isso é muito simples. Basta treinar a equipe para que ela sempre coloque a entrega nova ao final da fila e deixe a mercadoria mais antiga, com validade menor, no início. 

Quando isso é feito, os alimentos com prazo de validade menor são colocados primeiro na prateleira do que os demais. Assim, evita o vencimento de itens ainda no estoque do supermercado. 

Fique atento ao que não vende

Chegou uma marca nova de determinado produto e você resolveu colocá-la à venda em seu supermercado? Claro que novidade sempre é algo positivo, mas às vezes a mercadoria  nova não é tão atrativa ao consumidor quanto esperado.

Quando isso acontecer e você notar que o produto está parado no estoque, a dica é fazer uma promoção. Diminua a sua margem de lucro e ofereça o item a um preço mais baixo. Com isso você terá vantagens como:

  • Evitar que o produto vença e seja perdido;
  • Liberar espaço no estoque para itens de maior importância;
  • Atrair os consumidores para o seu estabelecimento graças à promoção;
  • Aumentar as vendas.

Como você pôde notar, a gestão de estoque é trabalhosa, mas essencial para um bom funcionamento do estabelecimento e para evitar prejuízos. Faça estes ajustes simples e note a diferença positiva no lucro obtido.

Gostou das dicas? Então navegue em nosso blog e confira mais informações interessantes para você!