Sistema S-Módulo de RH: Entenda a importância do software para gerar mais resultados
26 de novembro de 2019
Seu supermercado já faz gestão de orçamento? Entenda porque fazer
18 de dezembro de 2019

Quando uma pessoa vai ao supermercado para comprar macarrão, há uma grande chance de ela também precisar levar molho para fazer com a massa. Quem vai em busca de café, muitas vezes, procura por adoçante ou açúcar e assim por diante. Por isso, ao colocar essas mercadorias próximas, uma das outras, aumentam as chances de venda. A essa técnica dá-se o nome de cross-merchandising.

A ideia é despertar a compra por conveniência ou até por impulso, por parte do consumidor. Se for bem usada e planejada, a estratégia de cross-merchandising pode ajudar a alavancar as vendas. 

Veja como ela funciona e dicas para aplicá-la em seu negócio!

Cross-merchandising não é venda casada

Antes de falarmos sobre como essa técnica pode ser aplicada, é preciso deixar claro que não há nenhuma ligação entre o cross-merchandising e a venda casada, pois essa é uma dúvida frequente. Venda casada é quando o cliente é obrigado a comprar um produto para poder levar ou ganhar a outra mercadoria.

Já o cross-merchandising é colocar as mercadorias de forma estratégica. A ideia é posicionar produtos que podem ser consumidos em conjunto lado a lado na prateleira. A intenção é mostrar para o consumidor, por meio da aproximação dos itens, que ele precisa da outra mercadoria. 

Como o cross-merchandising pode melhorar as vendas?

Para que a estratégia dê bons resultados, é preciso ter alguns cuidados. Confira as dicas para aumentar as vendas ao usar o cross-merchandising.

Entenda o cliente

É necessário conhecer o costume de compras e o comportamento do consumidor para poder ser eficiente na cross-merchandising. Para isso, você pode avaliar o histórico de vendas em seu estabelecimento e identificar produtos que, comumente, são comprados em conjunto.

Por exemplo, muitos consumidores que compram pão procuram por frios, manteiga ou patê. Ao aproximar esses itens você facilita a aquisição das mercadorias e aumenta as chances de vender mais. Assim, o primeiro passo é entender o que o cliente quer. 

Saia do mesmo

Ajude o cliente a identificar os produtos que precisa e faça isso dando sugestões. O que acha de ter uma prateleira com sugestões para o cardápio do dia? Café, pão e leite para o café da manhã e itens que possam ser usados para almoço, na segunda prateleira, por exemplo. 

Com isso, além de associar as vendas, como indica a estratégia de cross-merchandising, você agrada ao consumidor. Afinal, muitas vezes, ele chega sem ideia do que comprar o para o almoço e seu estabelecimento dará a dica. Acaba sendo bom também para melhorar o relacionamento entre as partes. 

Atente-se aos períodos sazonais

É festa junina? Fubá, canjica, paçoca e outros produtos costumam ser mais procurados. Tenha um estande com eles, para lembrar o consumidor da data e facilitar a compra. O mesmo vale para outras datas importantes. No ano novo, por exemplo, é possível colocar panetone, espumante, passas, tudo perto, em um local atrativo e com uma decoração especial. 

A ideia é sempre facilitar que o cliente encontre o que procura e, ao mesmo tempo, mostrar as alternativas de mercadoria que podem ser útil a ele, em determinado momento. Além de aumentar as vendas, quem quer ter mais lucro precisa se preocupar em reduzir os custos. Confira dicas poderosas para fazer isso.