Como as notas fiscais manuais podem prejudicar seu supermercado?
26 de agosto de 2019
Práticas fundamentais para otimizar o estoque do supermercado
9 de setembro de 2019

A gestão de estoque do supermercado é um dos maiores desafios de todo negócio, causando dor de cabeça em muita gente. No entanto, esse processo não precisa ser tão complicado assim, e mesmo dicas simples já podem ajudar você a tornar toda a gestão muito mais eficiente.

O segredo está em uma palavra: organização. O perigo da gestão de estoque está na falta de acompanhamento de informações, ou até mesmo falta de acesso à elas. Afinal, de nada adianta anotar todas as informações sobre o estoque e fazer o acompanhamento, se você não consegue ter um acesso rápido aos dados. 

Quer descobrir como transformar a eficiência da gestão de estoque do seu supermercado? Nos acompanhe neste artigo e confira 5 dicas (e 1 extra!) que vão fazer toda a diferença na sua gestão e lucratividade! 

1. Treine bem os funcionários do supermercado 

A verdade é que tudo começa por um bom treinamento da equipe, principalmente daquela que é diretamente responsável pelo estoque. Não adianta montar a melhor estratégia de gestão, se os funcionários não estão preparados para colocá-la em ação. 

Além disso, ter uma pessoa acompanhando diretamente a gestão de estoque pode fazer uma grande diferença. Nesse caso, o melhor é que ela seja uma pessoa em que você confie, além de ser responsável e extremamente detalhista, para garantir uma gestão realmente eficiente. 

2. Mantenha um registro de todas as saídas e entradas

A falta de controle é o primeiro passo para erros comuns, mas extremamente graves. Quantas vezes você já se deparou com a situação de perder uma parte de seu estoque porque ele passou da validade, por exemplo? Ou, ainda, pedir ao fornecedor mais lotes de um produto, porque não sabia que o estoque ainda estava cheio dele? 

Acredite, o prejuízo acumulado de situações como estas podem causar um verdadeiro rombo em seu negócio. E a melhor forma de evitá-los é manter um controle eficiente de tudo que entra e sai do estoque, além de um controle de validade dos lotes de produto. 

3. Faça um controle de estoque mínimo x estoque máximo 

Uma outra maneira de otimizar a gestão de estoque é propor um controle baseado em estoque mínimo e máximo. A ideia é simples: toda vez que o estoque chegar em um patamar que você definiu como mínimo, deve ser realizada a reposição. 

Da mesma forma, o estoque máximo indica exatamente a quantidade de lotes de um produto que você não pode ultrapassar, para evitar perdas. Fazer esse controle nem sempre é fácil, principalmente quando você não conta com um sistema de gestão para supermercados, mas é um ótimo caminho para tornar a gestão mais eficiente. 

Uma dica é você avaliar a média comercializada de determinado produto nos últimos meses. Com esses dados em mãos, definir o estoque mínimo e máximo se torna mais assertivo. 

4. Tenha um padrão de descrições de produtos 

Uma dica mais simples, mas que nem sempre é aplicada na gestão de estoque de supermercados, é a padronização das descrições de produtos. Acredite, sem isso o seu estoque vira uma verdadeira bagunça, dificultando o trabalho de toda a equipe.

A padronização garante que quando você procurar as informações de estoque de um determinado produto, vai encontrar sem dificuldades. Além disso, evita erros que inicialmente são bobos, mas podem gerar muitos problemas.

5. Invista em estratégias para diminuição de perdas 

Uma boa gestão de estoque para mercados também precisa incluir uma estratégia clara sobre como lidar com as perdas de produto. Falando de forma mais específica, sobre como evitar que essas perdas aconteçam, transformando problemas comuns em oportunidades para aumentar a lucratividade do negócio.

Se o seu estabelecimento sofre com uma grande perda de produtos, saiba que isso não é normal. Estratégias definidas evitam esse processo e deixam você com muito mais controle sobre o que está acontecendo no estoque. 

Uma estratégia do tipo pode incluir revisões periódicas de estoque, acompanhamento do volume de vendas do produto, indicadores de controle e até mesmo planos de ação para quando lotes que estão há muito tempo presos no estoque. Nesse último caso, por exemplo, porque não definir promoções pontuais do produto, para garantir que ele seja vendido o quanto antes?

Dica extra: invista em um sistema de gestão para supermercados  

Organização e acesso rápido a tudo que está acontecendo no estoque são peças-chave para uma gestão de estoque eficiente. Porém, a verdade é que realizar todo esse processo manualmente, com planilhas de papel e listas impressas, é quase impossível e pode tornar a gestão um desafio ainda maior. 

A solução para melhorar o registro e acesso de todas as informações do estoque, traçar estratégias e tornar tudo claro para todas as pessoas da equipe, é investir em um sistema de gestão para supermercados. 

Os sistemas de gestão integrados garantem que todas as informações que você precisa saber fiquem registradas em um único lugar, além de mostrar informações sobre o desempenho de vendas de todos os produtos, por exemplo. O sistema também trabalha para alinhar todos os setores do negócio, garantindo que você só se preocupe com o que realmente importa: criar estratégias para vender mais.

E então, o que achou dessas dicas sobre gestão de estoque para supermercados? Está pronto para aplicar todas elas e transformar a eficiência do seu negócio? Se você gostou e quer descobrir ainda mais dicas sobre como melhorar a gestão do seu negócio, aproveite e confira também nosso artigo com 6 passos para uma gestão de supermercado eficiente!