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Começar a vender mais com o supermercado pode ser um verdadeiro desafio, principalmente se você não investe em um planejamento estratégico focado em varejo. 

Além de atrair o público certo para o supermercado e superar a concorrência local, também é de responsabilidade de um bom planejamento encontrar maneiras de gastar menos e ganhar cada vez mais. A grande pergunta, é: como? 

Afinal, como fazer um planejamento estratégico para supermercado eficiente, focado em vendas e que gere resultado a curto e longo prazo? Se você quer descobrir como aumentar o lucro do seu negócio, continue lendo e entenda tudo o que precisa saber sobre a fase de planejamento!

Qual a importância do planejamento estratégico para o varejo? 

Se você está tendo problemas em gerar vendas e não consegue reduzir os gastos operacionais do supermercado, é provável que o erro esteja na ausência ou mesmo má elaboração de um planejamento estratégico. Apesar de ser um termo comum no setor, alguns supermercadistas ainda erram em achar que esse processo não é necessário. 

Os resultados da ausência de planejamento podem ser catastróficos, principalmente se o negócio já sofre com uma alta concorrência. Dentre os principais benefícios de um plano estratégico é, justamente, guiar o supermercado para resultados reais, mas esse não é o único. 

Através de um planejamento eficiente aliado à uma boa ferramenta de gestão, como a da Telecon é possível identificar pontos de melhorias no negócio e aplicar estratégias de vendas acertadas. 

Além disso, também é possível identificar fatores externos que influenciam nas vendas, como os feriados, por exemplo, e usá-los à favor do seu negócio para aumentar exponencialmente a lucratividade do supermercado. 

Agora, você deve estar se perguntando: tudo bem, mas como gerar todos esses resultados? No próximo tópico, confira algumas das dicas mais importantes para acertar no planejamento e começar o seu agora mesmo!

Como fazer um planejamento eficiente? 

Uma coisa é fato: um bom planejamento não surge em poucas horas de reunião e depende de mais do que apenas o bom senso da equipe de gestão. Um plano estratégico precisa levar em consideração tanto fatores internos como também os externos, além de esquematizar e analisar dados relacionados ao setor de vendas, de estoque e financeiro do supermercado. 

Além disso, outros pontos são fundamentais e ajudam na hora de elaborar todo o planejamento. Abaixo, confira alguns dos tópicos mais importantes, que precisam ser avaliados por você na hora de traçar estratégias para vender mais. 

1. Conheça seu público-alvo 

Se você ainda não conhece o público-alvo do seu supermercado, está na hora de começar a pensar nisso. Entender o público de um negócio é um passo fundamental para começar a fazer uma publicidade mais eficiente, além de garantir uma escolha mais acertada dos produtos de estoque. 

Afinal, se o seu público é mais velho é formado por mulheres que são dona de casa, por exemplo, é muito improvável que ela se interesse pelos mesmos produtos (e preços!) de um público jovem, solteiro e que mora sozinho. E, acredite, vender para os 2 ao mesmo tempo não é eficiente e pode fazer você perder dinheiro! 

Vários pontos podem ser analisados por você, para identificar o verdadeiro público-alvo do negócio, como o local em que você atua. A região é muito próxima à faculdades e repúblicas estudantis, por exemplo? Ou o seu supermercado é localizado em um bairro de classe média? Isso pode influenciar. 

Fazer pesquisas com os seus clientes atuais também pode ajudar a definir o perfil do público-alvo. 

2. Defina metas claras 

Ter metas é sempre bom, e é um dos passos cruciais de um planejamento estratégico para supermercados. No entanto, vale ter atenção: o objetivo não é propor metas impossíveis ou impraticáveis. 

A meta é um objetivo possível, que pode ser alcançado de acordo com um plano de ações definidos. Você pode colocar como meta dobrar suas vendas no próximo mês, mas precisa pensar, também, o que precisa fazer para que as vendas aumentem dessa forma. 

A vantagem das metas reais é que elas tornam possível o crescimento constante do negócio. Pense assim: sem metas e um plano claro, vender mais ou menos vira “questão de sorte”, e sorte quase nunca leva um negócio ao sucesso. 

3. Faça análises periódicas de dados 

Mais cedo, deixamos claro que um plano estratégico eficiente precisa levar em consideração a análise de dados dos vários setores de um supermercado. Mas precisamos ressaltar que essa análise não pode ser feita apenas 1 vez no ano, é importante que ela seja periódica e faça parte da rotina da gestão do supermercado. 

Quanto mais detalhados e completos forem os dados, melhor. Saber, por exemplo, o tempo que um produto leva desde o momento em que entra no estoque até a venda para um cliente, é fundamental. O sistema de gestão da Telecon, por exemplo, mostra isso e também tudo o que você precisa saber sobre a gestão financeira do mercado e mais.

4. Planeje ações baseado na projeção de vendas 

A projeção de vendas é outro dos processos fundamentais que um supermercado precisa ter. E ele também vai ser importante na hora de elaborar o planejamento estratégico para os próximos meses. 

É essa projeção de vendas que ajuda o supermercado a se preparar para os períodos de alta – e de baixa. Isso abre oportunidades para que a equipe proponha estratégias que potencializam ainda mais as vendas, evitando problemas em qualquer período do ano. 

Além disso, as projeções também são importantes para garantir uma melhor gestão de estoque. Não à toa, na hora de elaborar seu plano estratégico, levar em consideração a projeção vai ser um passo crucial para saber no que investir para melhorar o estoque para os próximos meses. 

E então, o que achou dessas dicas para fazer um planejamento estratégico para o varejo? Se você gostou e quer outras dicas de como melhorar a gestão e aumentar os lucros do seu supermercado, aproveite e siga agora nossas redes sociais e tenha acesso a muito mais conteúdo!