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As festas de fim de ano são uma grande oportunidade para o seu supermercado aumentar as vendas. Para isso, claro, ele precisa começar a se preparar com antecedência e oferecer diferenciais que o destaquem da concorrência.

E uma coisa é fato: não estar preparado para as festas de fim de ano pode gerar um prejuízo maior do que se imagina. Isso porque, além de perder lucratividade, você também pode deixar os clientes insatisfeitos e alimentar uma imagem ruim para seu estabelecimento. 

Afinal, como se preparar para as festas de fim de ano e aumentar a lucratividade do supermercado? Continue lendo e confira algumas das dicas mais importantes!

Planeje com algumas semanas de antecedência 

Uma coisa é certa: enquanto tem gente que espera a semana do Natal para começar a comprar os preparativos, algumas já fazem isso logo no início do mês de dezembro. Por isso, é fundamental que o seu negócio já esteja preparado com algumas semanas de antecedência.

Além disso, o planejamento ajuda você a evitar problemas com a entrega ou imprevistos. Não esqueça, também, de levar em consideração a quantidade de funcionários que será necessária durante essa época do ano, e avaliar se é necessário contratar funcionários temporários.

Abasteça o estoque com o mix de produtos para a época do ano 

Quando falamos de festas de fim de ano, estamos falando de muitos alimentos que só são comuns neste período. E isso significa que o seu supermercado precisa estar preparado para vender esses produtos, abastecendo o estoque com antecedência.

No mix de produtos da época, temos alguns produtos comuns, como o chester, variedades de queijos, vinho e champagne. Se possível, leve em consideração o número de vendas desses produtos nos anos anteriores, para saber quanto você deve adquirir para o estoque deste ano. 

Ofereça facilidades para o cliente 

Essa época é uma correria para muita gente. E o melhor que o seu supermercado pode fazer, inclusive para aumentar as vendas e lucratividade na época, é oferecer algumas facilidades para o cliente. Por exemplo, cestas de ceia de natal estimulam a venda e podem fazer o seu cliente gastar mais na época do que planejou. 

Além disso, não deixe de oferecer degustação de alguns dos produtos que fazem parte do mix da época. Degustação de queijos, por exemplo, pode levar o seu cliente a comprar mais tipos deste item, aumentando o ticket médio das compras. 

Decore todo o negócio e organize o estoque para a época

A decoração natalina é bem característica, e apostar nela pode ser uma boa maneira de chamar a atenção para os clientes antes mesmo da semana do Natal. Essa também pode ser a sua oportunidade de mudar a disposição do estoque e destacar os produtos da época.

O melhor é que você consiga aproveitar todas as melhores estratégias de venda. Ofereça promoções com os produtos comuns às festas de fim de ano e destaque as ofertas em vários pontos do supermercado. Além disso, aproveite essa época para tirar do estoque aqueles produtos que podem servir como bons presentes de fim de ano.

E então, está pronto para aumentar as vendas do supermercado durante as festas de fim de ano? Se gostou das dicas, aproveite para nos acompanhar através das redes sociais e ter acesso a mais dicas para você gerar muito mais vendas!