Telecon Sistemas participará da EXPOAGAS 2019
13 de agosto de 2019
Como as notas fiscais manuais podem prejudicar seu supermercado?
26 de agosto de 2019

Gastar cada vez menos e aumentar exponencialmente o lucro do supermercado é o sonho de todo gestor. Alcançar esse patamar pode ser difícil, mas com um pouco de planejamento e visão estratégica você consegue reduzir  custos de operação já nos primeiros meses.

A pergunta que fica é: como reduzir os gastos sem diminuir a qualidade dos produtos e atendimento prestado pelo supermercado? É possível oferecer um atendimento cada vez melhor gastando menos? E a resposta é sim!

Nesse artigo, entenda alguns dos passos que você precisa dar para começar a diminuir seus custos agora mesmo, e aumentar o lucro do supermercado! 

Invista em fidelização de clientes

Se o seu negócio sofre com uma concorrência acirrada, você já deve ter percebido que um dos seus maiores gastos é com publicidade para atrair novos clientes. E, de fato, a captação de clientes é um dos processos mais dispendiosos de um negócio, ainda que seja importante para aumentar o lucro.

A solução para esse problema é aumentar seu investimento na fidelização de clientes, ao invés de apostar exclusivamente na captação. Isso porque a fidelização garante que seu cliente voltará sempre, e você não precisará lutar tanto para continuar tendo um bom fluxo de clientes.

Um dos segredos para conseguir essa fidelização é conhecer bem o público-alvo do estabelecimento. Oferecer um atendimento diferenciado e rápido, ou até mesmo uma seleção de produtos que só o seu mercado possui, também são maneiras de chamar a atenção da clientela de forma natural.

Se você quer investir em uma estratégia ainda mais completa, pode apostar também em um programa de fidelização. Oferecer um cartão de crédito do próprio supermercado, com condições especiais de preço e pagamento, por exemplo, é uma maneira de criar um diferencial único para o estabelecimento. 

Melhore o controle de estoque 

A má gestão do estoque pode causar grandes problemas para o supermercado. Não controlar devidamente o estoque causa, frequentemente, a perda de produtos que passaram da validade e não foram comercializados, por exemplo, e muitos outros problemas.

Alguns supermercadistas acreditam que essas questões não têm solucão, mas, na verdade, investir em tecnologia torna esses problemas fáceis de resolver. Automatizando o processo de gestão de estoque permite que você visualize quais produtos precisam ser vendidos o quanto antes, para evitar a perda por validade.

Além disso, uma gestão consistente de estoque também permite que você visualize o tempo que um produto leva para ser vendido. Isso evita que você compre junto ao fornecedor mais produtos do que o necessário, diminuindo seus gastos, suas perdas, e ainda aumentando sua margem de lucro.

Reveja a negociação com fornecedores 

Outra maneira de reduzir custos e, consequentemente, aumentar a margem de lucro do supermercado, é rever a negociação junto aos fornecedores. Pesquise de forma aprofundada e identifique se há fornecedores que cobram menos por produtos com a mesma qualidade.

Também use os dados de vendas do seu negócio para identificar se a quantidade de produtos que você adquire para o estoque é mesmo necessária. Adquirir mais do que o necessário de um mesmo produto pode fazer com que o mesmo permaneça muito tempo em estoque, aumentando os custos com armazenamento. 

Avalie as despesas do negócio  

Muitas vezes, coisas simples podem estar fazendo o supermercado gastar mais com os custos operacionais do que deveria. Utilizar lâmpadas fluorescentes, ao invés de LED, por exemplo, pode fazer a conta de energia elétrica sair mais cara.

Da mesma forma, utilizar um sistema ineficiente de ar-condicionado também pode ser um problema. O ideal é que o projeto seja feito por um profissional capacitado e de confiança, que garanta que menos equipamentos permitam uma ventilação eficiente em todo o mercado.

Além disso, avalie os gastos que você possui em todos os setores e veja se há maneiras de reduzir os custos se diminuir a qualidade de atendimento para os clientes.

Invista em tecnologia para melhorar a produtividade

Não há dúvidas do papel essencial que a tecnologia tem para tornar qualquer processo mais rápido e eficiente, e não podia ser diferente em supermercados.

Usar um sistema de gestão ERP aumenta a produtividade de todos os setores do negócio. Sistemas do tipo diminuem os erros na gestão de fluxo de caixa, melhoram a gestão de estoque e tornam cada vez mais eficiente a gestão financeira do mercado.

Esses sistemas podem garantir, inclusive, a melhora no atendimento ao cliente. Afinal, com a automatização do fluxo de caixa, os operadores se tornam mais eficientes, aumentando a velocidade de atendimento e reduzindo as filas do negócio. O sistema também reduz a quantidade de erro humano, principalmente na hora de passar o troco para o cliente.

Está pronto para reduzir os custos e aumentar a lucratividade do supermercado? Se você gostou das dicas, aproveite e nos siga através das redes sociais para ter acesso a ainda mais informações sobre gestão e lucratividade para seu negócio!