Você provavelmente já ouviu falar que é preciso se preocupar com a gestão de PDV. Mas afinal, o que é isso? PDV nada mais é do que a sigla para “ponto de venda”. Assim, uma boa gestão de PDV trabalha desde a organização dos produtos, até a disponibilidade deles em estoque.
Tudo isso é para facilitar o dia a dia da sua equipe, bem como a acessibilidade dos produtos pelo consumidor final. Afinal, a ideia é deixar tudo perfeito, para agradar aos clientes e aumentar suas vendas!
Saiba mais sobre gestão de PDV e confira dicas para melhorá-la!
O que é gestão de PDV?
Trata-se da gestão do ponto de venda, ou seja, do local no qual o seu cliente tem contato com os produtos oferecidos pela empresa. A gestão desse ambiente abrange todo o seu comércio. Afinal, para que o PDV tenha produtos, é preciso ficar atento ao estoque.
Além disso, para ter o controle do que sai do comércio, é necessário que os colaboradores tenham acesso a ferramentas adequadas para realizar o registro. Enfim, a gestão de PDV abrangem todo o negócio. Dessa forma, podemos citar como seus pilares:
- Estoque de mercadorias;
- Exposição de produtos;
- Leitor de preços, bem como plaquinhas com os valores fixadas perto dos produtos;
- Atendimento antes, durante e depois da venda.
Dicas para fazer a gestão de PDV
Confira algumas dicas de como fazer uma gestão de PDV mais eficiente e conquistar resultados.
Gestão do ambiente
Mantenha a loja ou supermercado arrumado e organizado. Esteja certo de que há um espaço para que o consumidor percorra e que nada está atrapalhando o caminho dele.
Tenha cuidado na hora de repor o estoque, para não deixar caixas e outras embalagens espalhadas. Além disso, invista em itens que possam deixar o ambiente mais atrativo e organizado como:
- Prateleiras;
- Banners;
- Letreiros eletrônicos;
- Placas, entre outros.
Um ambiente organizado e bonito ajuda a aumentar o tempo de permanência do consumidor no local. Dessa forma, as chances de ele comprar algo também aumentam!
Controle de estoque
Invista em um software de gestão de estoque. Isso é essencial para que você tenha o produto que o cliente busca, sempre que ele precisar. Se o empreendimento for maior, considere ter um funcionário exclusivamente para isso.
Lembre-se de que se o consumidor for até a sua loja e não encontrar o que procura, há grande chance dele ele ir para o concorrente. Evite isso!
Caixa
A hora do pagamento também é importante e requer uma equipe treinada, tanto para sanar dúvidas e atender bem, quanto para evitar erros. Afinal, um produto não contabilizado resulta em prejuízo. Dessa forma, é indicado investir em:
- Um sistema de registro de venda rápido;
- Emissão de cupom fiscal ou nota fiscal online;
- Treinamento de funcionários.
Cuidado com a disposição dos produtos
Ainda levando em conta a aparência do local, preocupe-se também na forma como dispõe os produtos. A ideia é facilitar a rotina do consumidor e ajudá-lo a encontrar o que precisa.
Assim, em um supermercado, por exemplo, evite prateleiras muito altas. Isso pode deixar alguns itens fora da visão do cliente e acabar deixando a mercadoria parada.
Também leve em conta as zonas quentes. Perto do caixa, por exemplo, é uma boa ideia deixar chocolates, balas, bolacha e outros objetos pequenos, mas que as pessoas costumam comprar impulsivamente. Isso estimula o consumo e ajuda a aumentar as vendas.
O que acha de começar a melhorar a sua gestão de PDV agora mesmo? Confira 5 passos para melhorar a gestão de estoque do supermercado!