Por que o sistema para supermercados é tão importante?
13 de janeiro de 2020
Quais os desafios da gestão de empresa familiar?
29 de janeiro de 2020

Você provavelmente já ouviu falar que é preciso se preocupar com a gestão de PDV. Mas afinal, o que é isso? PDV nada mais é do que a sigla para “ponto de venda”. Assim, uma boa gestão de PDV trabalha desde a organização dos produtos, até a disponibilidade deles em estoque. 

Tudo isso é para facilitar o dia a dia da sua equipe, bem como a acessibilidade dos produtos pelo consumidor final. Afinal, a ideia é deixar tudo perfeito, para agradar aos clientes e aumentar suas vendas! 

Saiba mais sobre gestão de PDV e confira dicas para melhorá-la! 

O que é gestão de PDV?

Trata-se da gestão do ponto de venda, ou seja, do local no qual o seu cliente tem contato com os produtos oferecidos pela empresa. A gestão desse ambiente abrange todo o seu comércio. Afinal, para que o PDV tenha produtos, é preciso ficar atento ao estoque.

Além disso, para ter o controle do que sai do comércio, é necessário que os colaboradores tenham acesso a ferramentas adequadas para realizar o registro. Enfim, a gestão de PDV abrangem todo o negócio. Dessa forma, podemos citar como seus pilares: 

  • Estoque de mercadorias;
  • Exposição de produtos;
  • Leitor de preços, bem como plaquinhas com os valores fixadas perto dos produtos;
  • Atendimento antes, durante e depois da venda.

Dicas para fazer a gestão de PDV

Confira algumas dicas de como fazer uma gestão de PDV mais eficiente e conquistar resultados.

Gestão do ambiente

Mantenha a loja ou supermercado arrumado e organizado. Esteja certo de que há um espaço para que o consumidor percorra e que nada está atrapalhando o caminho dele.

Tenha cuidado na hora de repor o estoque, para não deixar caixas e outras embalagens espalhadas. Além disso, invista em itens que possam deixar o ambiente mais atrativo e organizado como:

  • Prateleiras;
  • Banners;
  • Letreiros eletrônicos;
  • Placas, entre outros. 

Um ambiente organizado e bonito ajuda a aumentar o tempo de permanência do consumidor no local. Dessa forma, as chances de ele comprar algo também aumentam! 

Controle de estoque 

Invista em um software de gestão de estoque. Isso é essencial para que você tenha o produto que o cliente busca, sempre que ele precisar. Se o empreendimento for maior, considere ter um funcionário exclusivamente para isso. 

Lembre-se de que se o consumidor for até a sua loja e não encontrar o que procura, há grande chance dele ele ir para o concorrente. Evite isso! 

Caixa

A hora do pagamento também é importante e requer uma equipe treinada, tanto para sanar dúvidas e atender bem, quanto para evitar erros. Afinal, um produto não contabilizado resulta em prejuízo. Dessa forma, é indicado investir em: 

  1. Um sistema de registro de venda rápido;
  2. Emissão de cupom fiscal ou nota fiscal online;
  3. Treinamento de funcionários.  

Cuidado com a disposição dos produtos

Ainda levando em conta a aparência do local, preocupe-se também na forma como dispõe os produtos. A ideia é facilitar a rotina do consumidor e ajudá-lo a encontrar o que precisa.

Assim, em um supermercado, por exemplo, evite prateleiras muito altas. Isso pode deixar alguns itens fora da visão do cliente e acabar deixando a mercadoria parada. 

Também leve em conta as zonas quentes. Perto do caixa, por exemplo, é uma boa ideia deixar chocolates, balas, bolacha e outros objetos pequenos, mas que as pessoas costumam comprar impulsivamente. Isso estimula o consumo e ajuda a aumentar as vendas. 

O que acha de começar a melhorar a sua gestão de PDV agora mesmo? Confira 5 passos para melhorar a gestão de estoque do supermercado!