Conheça as vantagens de utilizar o coletor de dados junto ao Sistema S
5 de dezembro de 2018
Aumento de 79% na lucratividade do supermercado
5 de dezembro de 2018

A tradição e continuidade de muitas empresas familiares dependem, muitas vezes , da sucessão do negócio com desfecho positivo. No Brasil, cerca de 80% das empresas nacionais são consideradas familiares. Porém, de acordo com dados do Sebrae, apenas 30% chegam à segunda geração e 5% sobrevivem aos netos.

Algumas vezes a sucessão pode implicar no sucesso do supermercado, é o caso do Pão de Açucar, por exemplo. Na passagem do poder da primeira para a segunda gesração, as disputas entre herdeiros quase levaram a loja à falência. Foram cerca de quatro anos de reetruturações e cortes , para eliminar as lojas menos lucrativas, em busca de salvar o empreendimento.

A história de muitas empresas encontra-se ligada a determinadas pessoas que não só as inciaram, como atuaram constantemente na sua evolução e consolidação. Na maioria das histórias dos supermercados, o empreendimento nasceu pequeno, familiar, com uma única loja, um único dono e um grande sonho, elementos, constantes na formação da maioria das empresas familiares.

"Vou assumir o negócio da família", é uma decisão que a maioria dos pais gostaria de ouvir dos filhos. Porém para isso a preparação deve vir desde a infância, os filhos carecem passar por todos os setores da loja e conhecer o negócio da família com profundidad.e Além da importância de conquisar a confiança dos funcionários e principalmente do fundador.

Indo contra ao baixo índica de êxito na passagem do negócio à proóxima geração salientamos o Supermercado Réus, com fundação em 1981, supermercado familiar onde o sucessor Rodrigo Ribeiro e filho do fundador José Ribeiro conta que praticamente nasceu dentro do supermercado do pai e que trabalha desde muito cedo. Ele conta também, que foi muito incentivado a continuar estudando e cursar a faculdade. Rodrigo considera a continuação do sono do pai um sucesso. O herdeiro comentou que o pain ainda percorre o mercado e dá algumas dicas na gestão, porém não tem mais o compromisso de atuar.

Outra história familiar de sucesso, o SuperMago, com a fundação da sua primeira loja foi em 1998 e com a primeira filial inaugurada em 2002, realizando um grande sonho do fundador, Jacinto Machado. A terceira filiar veio após 10 anos e a quarta foi inaugurada em 2014. Atualmente com 4 unidades espalhadas em Porto ALegre e também pioneiro no estado com o Mago Drive que atende os clientes em uma loja virtual.

Em entrevista concedida à Revista Check-out, Patrícia machado, uma das herdeiras do empreendimento do pai, quando questionada sobre agestão do legado do pai, Jacinto Machado, Patrícia comenta estar sendo uma sucessão de sucesso, pois aprende diariamente com o pai e os demais colegas da empresa.

"Trabalho na empresa desde a sua fundação, em 1998. Eu tinha 12 anos, chegava do colégio, almoçava tirava um soninho de duas horas e meia no escritório e ia para loja trabalhar." Conta Patrícia Machado.

Além da necessidade do planejamento da sucessão ser levado em conta com bastante antecedência, é imprescindível que a decisão seja pautada na razão e não na emoção, e que a continuidade da empresa seja o principal objetivo para a tomada de decisão.

Trabalhar com a família pode gerar conflitos em alguns momentos, no entrando, tudo é uma questão de entendimento. É importante exergar a continuidade do negócio como desafio e não com um fardo pesado a ser carregado.


Marluce Oliveira

Relações públicas, Grupo Telecon