A tradição e continuidade de muitas empresas familiares dependem, muitas vezes , da sucessão do negócio com desfecho positivo. No Brasil, cerca de 80% das empresas nacionais são consideradas familiares. Porém, de acordo com dados do Sebrae, apenas 30% chegam à segunda geração e 5% sobrevivem aos netos.
Algumas vezes a sucessão pode implicar no sucesso do supermercado, é o caso do Pão de Açucar, por exemplo. Na passagem do poder da primeira para a segunda gesração, as disputas entre herdeiros quase levaram a loja à falência. Foram cerca de quatro anos de reetruturações e cortes , para eliminar as lojas menos lucrativas, em busca de salvar o empreendimento.
A história de muitas empresas encontra-se ligada a determinadas pessoas que não só as inciaram, como atuaram constantemente na sua evolução e consolidação. Na maioria das histórias dos supermercados, o empreendimento nasceu pequeno, familiar, com uma única loja, um único dono e um grande sonho, elementos, constantes na formação da maioria das empresas familiares.
"Vou assumir o negócio da família", é uma decisão que a maioria dos pais gostaria de ouvir dos filhos. Porém para isso a preparação deve vir desde a infância, os filhos carecem passar por todos os setores da loja e conhecer o negócio da família com profundidad.e Além da importância de conquisar a confiança dos funcionários e principalmente do fundador.
Indo contra ao baixo índica de êxito na passagem do negócio à proóxima geração salientamos o Supermercado Réus, com fundação em 1981, supermercado familiar onde o sucessor Rodrigo Ribeiro e filho do fundador José Ribeiro conta que praticamente nasceu dentro do supermercado do pai e que trabalha desde muito cedo. Ele conta também, que foi muito incentivado a continuar estudando e cursar a faculdade. Rodrigo considera a continuação do sono do pai um sucesso. O herdeiro comentou que o pain ainda percorre o mercado e dá algumas dicas na gestão, porém não tem mais o compromisso de atuar.