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Saber montar um bom mix de produtos para supermercado é crucial para o sucesso do seu negócio. Afinal, é através desse processo que você não só tem a chance de aumentar substancialmente suas vendas, mas também evitar que mercadorias fiquem encalhadas nas prateleiras e até mesmo fidelizar clientes. 

O problema é que, ainda que seja um processo fundamental, poucos realmente sabem como potencializar as oportunidades de seu próprio negócio através disso. E, pior, alguns até mesmo mantém as prateleiras de seus supermercados praticamente estáticas no decorrer do ano.

Se você quer fugir desse grupo e tornar seu estabelecimento uma referência na região, nos acompanhe neste artigo e confira alguns dos segredos para aumentar suas vendas apostando em um bom mix de produtos! 

Afinal, por que investir em um bom mix de produtos para seu supermercado? 

Faz tempo que apenas oferecer o maior número possível de produtos e marcas deixou de ser algo que traz, de fato, lucro para os supermercados. Hoje, oferecer simplesmente “qualquer e todo tipo de produto” pode significar um grande risco, e, inclusive, a perda de mercadoria

Para evitar isso, oferecer os produtos certos para seu público-alvo é fundamental, e administrá-los bem na prateleira é outro passo tão importante quanto. É através desse processo que você conseguirá chamar a atenção do cliente para outros produtos de um mesmo segmento, aumentando as chances de vender mais para uma mesma pessoa. 

Além disso, é bem possível que o público também saia mais satisfeito do seu supermercado. Afinal, em uma compra rápida ele conseguiu não só o produto que queria, mas também outros que podem ser tão úteis quanto. 

Mas, afinal, o que é necessário para fazer um bom mix de produtos e agradar os clientes dessa forma? Nos acompanhe mais um pouco e confira ao menos 5 passos (e 1 extra!) fundamentais para isso! 

Descubra como montar um mix de produtos perfeito para o supermercado? 

Há quem pense que montar um mix de produtos realmente eficiente é uma “magia” cheia de segredos. Na verdade, tudo é mais simples do que parece, mas exige planejamento e um conhecimento amplo do mercado em que você atua. 

Abaixo, confira algumas dicas e passos importantes para determinar o modo como os produtos serão apresentados para os clientes em seu supermercado!

1. Conheça seu público 

Já falamos brevemente sobre a importância de formar seu estoque pensando no público-alvo, mas é importante repetir. Isso porque alguns estabelecimentos hoje estão perdendo muito dinheiro simplesmente porque não entendem a importância de entender seu cliente em potencial

Entender a fundo o tipo de cliente de seu negócio permite que você entenda as necessidades que ele possui, os tipos de marcas que ele prefere e até mesmo o quanto ele está disposto a gastar por um produto. 

Durante a escolha do mix de produtos, “estar na cabeça do cliente” é ainda mais importante! É nesse momento que você deve usar todos os seus conhecimentos mais profundos sobre as pessoas que seu mercado atende, e oferecer uma experiência de compra de acordo com elas. 

2. Antecipe os desejos de seu cliente 

O supermercado tem a oportunidade de potencializar suas vendas oferecendo para o cliente produtos que nem mesmo ele sabe que precisa. Se as prateleiras do seu negócio forem organizadas de maneira eficiente, é muito provável que o cliente identifique muitos outros produtos que gostaria de comprar também. 

Quer um exemplo simples? Se o mercado está com uma promoção de carnes, como a picanha, colocar no local produtos relacionados a um churrasco, podem potencializar as vendas de uma forma diferente. Afinal, depois de ver os preços imperdíveis da carne, é bem possível que o próximo passo do cliente seja imaginar todas elas em um bom churrasco em família. 

3. Crie combos com descontos  

Uma estratégia para livrar seu estoque daquelas mercadorias que ficaram encalhadas, é oferecer combos de produtos, atraindo o público com promoções e descontos especiais. Essa é uma maneira, também, de incentivar o público a comprar muito mais dentro do seu estabelecimento. 

A dica aqui é você oferecer produtos fortemente relacionados, associando aqueles que possuem boas vendas com outros que estão presos no estoque. Mas, cuidado: apesar de ser uma ótima ideia, não vale a pena oferecer diversos tipos de combos ao mesmo tempo.  

4. Aposte em datas comemorativas

Datas comemorativas são um prato cheio para supermercados que querem investir em inovação e oferecer uma experiência de compra diferenciada para os clientes. Muitos supermercados investem em uma decoração temática ou promoções pontuais, mas existem maneiras de você otimizar a organização das prateleiras e vender muito mais. 

Quer uma dica bacana? Períodos como o Natal, Festa Junina e muitos outros, costumam ter comidas ou hábitos que só estão presentes nessas épocas. Por que não oferecer em um mesmo lugar dicas de receitas e os ingredientes ideais para fazer pratos comuns nessas festas? 

Vale também a criatividade. O verão é uma época propícia para aquele famoso churrasco na piscina, por exemplo, e você pode oferecer produtos e insumos relacionados em um combo. 

5. Faça testes 

Claro, a melhor maneira de otimizar ao máximo a organização de prateleiras do seu negócio e oferecer o melhor para seu cliente é, justamente, testar, testar e testar. Não tenha medo de colocar em prática uma ideia inovadora, seja de organização ou de combo de produtos. 

Porém, é essencial que você aposte nesse processo disposto a verificar dados e resultados de sua ação. Além disso, é crucial que você evite mudanças radicais, como mudar todo um setor de produtos para outro lugar do supermercado. Isso pode deixar seu cliente extremamente confuso e prejudicar a venda. 

Dica extra: Transforme a eficiência do mix de produtos usando as análises detalhadas de um ERP eficiente  

Agora, uma dica de ouro, principalmente para você que quer aumentar a eficiência em vendas de seu supermercado. Administrar bem o mix de produtos se torna muito mais prático quando você possui dados claros sobre todas as compras que foram realizadas no mês em seu estabelecimento. 

Acompanhar esses números ajuda toda a sua equipe a identificar os produtos que realmente estão sendo vendidos, e aqueles que estão tendo problemas em sair do estoque. Em último caso, esse processo ajuda até mesmo a decidir por quais produtos retirar completamente do catálogo. 

E dados como esse são possíveis de obter usando um ERP eficiente, focado em vendas e otimização de processos no supermercado como o software da Telecon .

E então, o que achou das nossas dicas para melhorar o mix de produtos do seu supermercado? Se você gostou, aproveite para nos acompanhar através das redes sociais e ter acesso a muito mais conteúdo para transformar suas vendas!