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Os supermercados precisam estar preparados para vencer os concorrentes físicos, na busca por consumidores, e também os e-commerces. Afinal, são várias as lojas virtuais que oferecem produtos como materiais de limpeza e de higiene pessoal, por exemplo.

Dessa forma, elas também se tornam concorrentes dos supermercados. Assim, a competitividade atual faz com que a preocupação em fidelizar clientes seja ainda mais importante. 

É preciso fazer o possível para que as pessoas prefiram ir até o seu estabelecimento comercial, ao invés de comprar online ou no supermercado próximo.

Além disso, é importante se preocupar em garantir que elas voltem sempre no seu negócio. Veja dicas de como fidelizar clientes e aumentar as vendas!

Atendimento é essencial para fidelizar clientes

O seu supermercado depende dos consumidores para se manter ativo, mas as pessoas não dependem do seu negócio para fazer compras. Afinal, elas têm várias alternativas. Isso deve ser levado em conta na hora de atender um consumidor.

Se você quer fidelizar o cliente, comece atendendo bem. Para isso, invista em:

  • treinamento da equipe, para que ela esteja sempre pronta para informar, sanar dúvidas e receber a todos com um sorriso;
  • organização da loja, para que o consumidor sinta que tudo é feito com carinho;
  • eficiência do leitor de códigos de barras, para garantir que todos terão acesso ao preço certo antes de passar pelo caixa;
  • banheiros limpos, com papel higiênicos e abertos para uso;
  • ambiente agradável, com boa temperatura;
  • produtos variados e perfeitamente armazenados.

Todos esses pontos são básicos para que um bom atendimento seja realizado. Sem eles, fidelizar clientes torna-se praticamente impossível. Afinal, quem gosta de ir a um local e ser mal atendido ou encontrar tudo desorganizado, não é? 

Invista em pós-vendas

A recepção e o atendimento dados no supermercado, são essenciais, mas o pós-venda não pode ser esquecido. Mesmo que a equipe tenha todo cuidado, é possível que problemas aconteçam, como um produto ter um defeito que só foi constatado na abertura, por exemplo. No caso de entregas de encomendas, pode acontecer alguma avaria no transporte ou até ter chegado um item a menos.

Seja como for, é preciso que a equipe esteja pronta para atender e solucionar o problema. Afina, a sua ideia é fidelizar clientes e isso só vai acontecer se o consumidor souber que pode contar com o seu estabelecimento. 

O ideal é que o supermercado possua um telefone 0800 para que a pessoa ligue ou até um número WhatsApp, com o qual o consumidor possa entrar em contato. A pessoa que for responder aos questionamentos precisa ser treinada e ter autonomia para encontrar soluções. 

Invista em programa de fidelidade para supermercados

“Se a pessoa fizer 5 compras e somar R$ 200 no mês de novembro, ganha R$ 20 de desconto em dezembro”. Você provavelmente já viu algo assim. São os programas de fidelidade, que funcionam bem e visam premiar o consumidor que sempre compra no supermercado. Se você ainda não possui um programa assim e quer fidelizar clientes, invista em um! 

Além de fidelizar clientes, é preciso aumentar as vendas. Confira dicas de como aumentar as vendas do supermercado nas festas de fim de ano!