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Se você já enfrentou dificuldades para fechar o caixa ou encontrou problemas no equilíbrio do estoque, precisa realizar um planejamento financeiro o quanto antes.

A falta de recursos financeiros e falta de visão para novos investimentos são sérias consequências da falta de planejamento que impactam diretamente na evolução do negócio. O planejamento financeiro específico para supermercado é crucial para atingir excelentes resultados em um curto período.

Um supermercado, independente do tamanho, precisa fazer um gerenciamento rigoroso de estoque, lidar com pagamentos, compras e fornecedores, ajustar processos, além de outras atividades que envolvem o financeiro.

Justamente por isso que o planejamento financeiro é fundamental. A partir dele, o gestor consegue prever todos os gastos, eliminar custos desnecessários e utilizar todas as informações integradas de todos os setores para tomadas de decisões assertivas. Isso ajudará o supermercado a se desenvolver de forma consistente.

Portanto, separamos algumas dicas essenciais para que você consiga elaborar um planejamento financeiro que traga resultados. Acompanhe a leitura!

6 passos para elaborar um planejamento financeiro eficiente para supermercado

1 – Faça uma prévia análise do histórico financeiro

Antes de mais nada, o gestor precisa saber como anda a situação financeira do supermercado para posteriormente aplicar mudanças significativas. Sendo assim, avalie se existe um saldo positivo em caixa, como está o índice de liquidez da empresa, capital de giro e se existem gaps da gestão financeira que precisam ser revistos.

Essa avaliação completa servirá como norte para a implementação de novos processos e atividades.  

2 – Faça um plano de negócio

Aliado ao planejamento financeiro está o plano de negócio, que nada mais é do que um documento que registra os principais objetivos e metas da empresa. Além disso, ajudará os gestores a compreender o perfil do supermercado e o perfil de clientes.

Dentro desse documento é necessário que esteja muito bem especificado as seguintes informações:

·   Conceito do negócio;

·   Principais mix de produtos;

·   Mix de produtos mais rentáveis;

·   Mix de produtos sazonais;

·   Público-alvo;

·   Concorrentes;

·   Principais fornecedores;

·   Fornecedores (plano B) que podem ficar em segunda opção;

·   Capital de giro;

·   Estimativa de faturamento mensal;

·   Estimativa de lucro;

·   Período de retorno de investimento desejado.

Essas são as informações principais, mas o gestor pode adequar de acordo com o potencial do negócio.

3 – Controle rigoroso sobre as movimentações diárias

Esse controle chamamos de fluxo de caixa. É praticamente impossível criar um planejamento financeiro eficaz sem ter ciência sobre a movimentação de dinheiro que entra e que sai da empresa todos os dias.

Portanto, crie um controle de fluxo de caixa, o qual será registrado todas as operações de entrada e saída de recursos. Aprimore esse controle e anote datas e até horários. Assim será muito mais fácil seguir os próximos passos.

4 – Capital de giro

Como vimos anteriormente, o capital de giro é um controle imprescindível que deve constar no planejamento financeiro do supermercado. É esse controle que trará altos índices de liquidez, ou seja, quando o negócio é capaz de se manter e quitar suas obrigações.

De modo geral, o capital de giro é aquela quantia reservada para quitar fornecedores, negociar compras vantajosas, oferecer mais prazos para os clientes, pagar colaboradores e, acima de tudo, realizar investimentos.

Por isso, é crucial manter um controle sobre o capital de giro para trazer mais longevidade para a empresa.

5 – Crie um plano para o futuro do negócio

Quando falamos em evolução de uma empresa, precisamos pensar no futuro. Vários fatores podem impedir o crescimento de um supermercado, inclusive a falta de um plano futuro.

A partir do momento em que o gestor pensa no futuro da empresa, automaticamente surgem novas metas e novos investimentos. Isso guiará um controle mais efetivo sobre todas as despesas e custos efetuados nos próximos meses e anos. Somente assim é possível crescer de forma escalável.

6 – Considere um sistema de gestão completo

Para que o gestor ganhe tempo para lidar com todos esses assuntos e ainda consiga manter um equilíbrio financeiro, optar por um sistema especializado em supermercados é a melhor escolha.

A partir de um sistema completo que tenha um módulo específico para controle financeiro, o gestor poderá analisar e monitorar em tempo real todas as movimentações, controlar estoque, fluxo de processos, compras e ainda economizar com redução de impostos.

Além disso, o ERP é capaz de integrar todos os setores, ou seja, informações reunidas em uma única plataforma.

O Sistema S da Telecon Sistemas é uma solução líder na gestão de supermercados, que traz praticidade, tecnologia, produtividade e segurança para sua loja. Conheça agora mesmo o Sistema S e saiba como essa ferramenta pode te ajudar a alavancar os resultados do seu supermercado!