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3 de dezembro de 2018
Planejamento para alcançar a lucratividade
3 de dezembro de 2018
Traçar um planejamento tributário pode garantir uma margem de rentabilidade maior nos negócios das empresas.
"As empresas precisam dedicar atenção especial às normas que definem as alíquotas dos mais diversos tributos e procurar adequar-se àqueles que tragam mais benefícios. Um exemplo seria analisar se é mais vantajoso declarar o Imposto de Renda sobre o Lucro Presumido, Simples ou Lucro Real, de forma a pagar um tributo menor" Relata Dautro Santos, diretor geral e tributarista da Telecon Sistemas.

Quando se elabora o planejamento estratégico da empresa, a questão tributária deve estar presente na pauta das reuniões anuais. Já que ela é fundamental para se obter uma lucratividade maior das empresas e dependendo dos produtos que serão vendidos o empresário verá se é lucrativo ou não. Algumas empresas já incluem um tributarista para participar das reuniões do planejtamento estratégico, estes profissionais podem avaliar o impacto financeiro que o fluxo de caixa das empresas sofre na tomada de decisões.

Especialmente para supermercados que procuram a rentabilidade no volume vendido. Empresas maiores a atenção e o controle dos tributos são rotinas comuns. no ententanto, em pequenas e médias empresas os supermercadistas conhecem o impacto dos impostos apenas depois que ocorreram, muitas vezes gerando multas e penalidades desnecessárias.

Outro ponto importante no qual o supermercadista deve ficar atento é em relação ao investimento do governo em tecnologia e não mais na figura do fiscal de tributação. Atualmente os mecanismos de cruzamento de dados estão cada vez mais inteligentes, o controle das movimentações financeiras das empresas é realizado em tempo real.

Dautro Santos - Diretor Geral /Telecon Sistemas