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Em ambientes multi-loja, o servidor de TEF não deve ficar centralizado em uma das lojas. Cada loja deve ter o seu.

Seguem abaixo algumas razões:

1) Em caso de perda de comunicação ou instabilidade entre matriz/filial o TEF irá parar de funcionar.

2) Cliente que utilizam Hamachi para interligação das lojas sofrem com muita instabilidade de TEF. Isso ocasiona alto volume de atendimentos de suporte para reconexão, reconfiguração de senha de VPN.

3) O suporte da GSurf informa que a VPN do Hamachi causa conflito com a VPN do TEF, em alguns casos eles se negam a presta suporte por haver Hamachi cinstalado no cliente.

4) No caso do servidor centralizado não estar configurado para multi-loja no TEF, passando tudo como matriz, irá gerar problemas fiscais já que para o governo constará tudo como venda de apenas uma das lojas.

Atenção na compra de novas impressoras fiscais

Com a implantação do Cupom Eletrônico no Rio Grande do Sul, os supermercadistas necessitam de atenção quando forem adquirir nova impressora fiscal. Já que para contribuintes com faturamento a partir de R$10.800.00,00 ao ano existe a obrigatoriedade da adequação ao cupom eletrônico no lugar das impressoras fiscais.

O procedimento correto para aquisição de novas impressoras, é sempre consultar o contador da empresa para conferir quanto ao valor do faturamento anual em 2014. A partir de junho desse ano, os contribuintes com faturamento anual superior a R$7.200.000,00 também passarão a migrar para Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica.

Nota: Os contribuintes que já utilizam o ECF (impressora fiscal), poderão utilizar os equipamentos pelo prazo de 02 anos contados do início da obrigatoriedade.