parallax background

A importância da comunicação interna nos Supermercados

Supermercado de vizinhança: Eu cresci.. e agora?!
27 de novembro de 2018
A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO INTERNA NOS SUPERMERCADOS Você sabia o que a comunicação interna está vinculada ao índice de rotatividade no seu supermercado? Quando tratamos de comunicação provavelmente você pensa primeiro em como promover o seu supermercado, não é? Porém pense comigo, promover o supermercado sem que a equipe esteja comunicada das ações dá certo? Eu antecipo que não. Um colaborador informado possui grandes chances de se sentir engajado com a empresa e ele desinformado torna-se por consequência, desmotivado. Trago um exemplo: Você divulga aos clientes as promoções de um determinado grupo de produtos do supermercado e não comunica a equipe. Nesse cenário a sua equipe que está desinformada desconhece essa ação e é pega de surpresa pelo cliente com o encarte na mão e exigindo os valores divulgados. Consequente o colaborador e o cliente sentem-se insatisfeitos. O fortalecimento da marca com a comunicação interna e endomarketing aumentam as chances de você reter esse colaborador na equipe. O que impacta na diminuição de custos com rescisões e treinamentos, consequentemente um colaborador engajado atende o cliente do supermercado com assertividade. Esse ciclo reflete o nível de satisfação do cliente atendido em sua loja. Transmitir informações pertinentes aos objetivos e estratégias do supermercado são fundamentais para o alinhamento das equipes. Disseminar a informação de forma transparente evita o famoso “rádio corredor”. A transparência entre líderes e equipe dentro da loja contribui para um clima sadio e produtivo. Mas o que é a comunicação interna na prática? Inúmeras são as ações de comunicação que podem ser realizadas dentro do supermercado que em conjunto resultam melhoram o clima dentro da loja. Vou dividir aqui alguns exemplos: Reuniões de feed back: Tanto o líder quanto o liderado precisam ter alinhado o que são as metas e como alcançá-las. Informativos internos: Que podem ser impressos e disponibilizados em mural, quem podem ser digitais, podendo ser enviado por e-mail e ou Whats App ou disponibilizados em uma TV, por exemplo. Intranet: Um sistema de acesso interno que pode conter as políticas e os informativos internos do supermercado. Reuniões esporádicas: Para abordar assuntos que surgem e que precisam ser repassados as equipes. Dividi aqui com vocês um gatilho para que repensem em como está a comunicação interna dentro do seu supermercado. Seus colaboradores apresentam-se engajados? O nível de rotatividade na loja é alto? Você promove ações internas para aniversários, por exemplo? Repense e conte com nossa equipe de especialistas para ajudar e alavancar o seu supermercado.